5.6 Diferença da remuneração das mulheres por área do conhecimento

No ano de 2021, não havia grande área do conhecimento na qual as mulheres com mestrado ou com doutorado recebiam remuneração mensal média igual ou superior à dos homens. Em todas as grandes áreas do conhecimento as mulheres com títulos de mestrado e de doutorado recebiam remuneração média inferior às dos seus pares homens no ano de 2021, como mostra o gráfico 5.6.1. A diferença da remuneração das mulheres era mais elevada entre os titulados no mestrado do que no doutorado em todas as grandes áreas do conhecimento.

Em 2021, as menores diferenças ocorriam entre os titulados na grande área da Linguística, letras e artes, na qual entre os portadores de títulos de mestrado, as mulheres tinham remuneração em média 3,4% menor do que os homens e, no caso dos portadores de título de doutorado, essa diferença era de 2,9%. Contudo, é importante lembrar que essa é a grande área que apresenta as mais baixas remunerações médias de mestres e de doutores.

As maiores diferenças de remuneração das mulheres em comparação à dos homens ocorriam nas grandes áreas das Ciências agrárias e das Ciências sociais aplicadas. Nessas grandes áreas as mulheres recebiam remunerações que eram respectivamente 29,7% e 28,8% menores do que as dos homens, no caso dos mestres, e 21,7% e 20,8%, no caso dos doutores. As Ciências sociais aplicadas é a grande área na qual mestres e doutores recebem em média as maiores remunerações. No entanto, é importante notar que a grande área das Ciências agrárias, que apresentou a mais elevada diferença de remuneração entre homens e mulheres com títulos de mestrado e de doutorado empregados, não era caracterizada por uma remuneração particularmente elevada. A remuneração média dos titulados nessa grande área era inferior à da média dos titulados em todas as grandes áreas no caso dos mestres e muito próxima à média dos indivíduos com doutorado.

Na grande área das Engenharias, as diferenças de remuneração das mulheres com mestrado (26,6%) e com doutorado (16,4%) são praticamente idênticas às diferenças existentes para mestres e doutores titulados em todas as grandes áreas.

Mestres e doutores: Diferença entre a remuneração mensal média de mulheres em relação à dos homens por grande área do conhecimento, 2021 (%)

© 2024 CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos