Apresentação

Brasil: Mestres e doutores 2024 contém o mais completo e sistemático conjunto de informações estatísticas sobre a formação e o emprego dos 1.001.861 mestres e 319.211 doutores que se titularam no Brasil entre os anos de 1996 e 2021. Os dados analisados referem-se ao período 1996-2021. 

Apesar de os indivíduos, que contam com tais qualificações, representarem uma parcela diminuta da força de trabalho total, eles são essenciais para a capacidade de qualquer país absorver, transformar e produzir conhecimentos, assim como gerar inovações. Além disso, eles são essenciais para a formação ou qualificação de outros recursos humanos. Por tudo isso, eles desempenham papéis vitais nos processos de aumento da produtividade e competividade da economia e de elevação da qualidade de vida dos cidadãos.

A pós-graduação brasileira já atingiu uma escala e um padrão de qualidade que a distingue entre as nações emergentes e que a fez reconhecida como um dos pontos fortes do nosso Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.1

A maturidade da pós-graduação brasileira e a integração dos profissionais, que ela forma, em todas as atividades econômicas e regiões do país ficam mais uma vez evidenciadas neste estudo, que atualiza e aprofunda estudos iniciados pelo CGEE no ano de 2010.

Os dados sobre os programas e cursos de mestrado e de doutorado, assim como sobre os titulados, foram gerados a partir da Plataforma Sucupira, mantida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). Já os dados sobre o emprego formal no Brasil provêm da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) coletados pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). O CGEE é grato à Capes e ao MTE pela possibilidade de ter tido acesso às referidas bases de dados.

As informações estatísticas sobre a formação e o emprego formal de mestres e doutores, assim como análises sintéticas de suas principais tendências, são disponibilizadas online em formato que permite ao leitor explorar os dados e as tendências em profundidade por intermédio da leitura, visualização de seu conteúdo e da interação com seus gráficos.

Também é possível ter acesso aos dados específicos que alimentaram a geração de cada um dos gráficos, assim como ao anexo que contém mais de 3 centenas de tabelas de dados com detalhadas informações estatísticas sobre a pós-graduação, os mestres e os doutores. As tabelas e os gráficos contêm informações sobre variáveis tais como número de cursos de mestrado e de doutorado nas modalidades acadêmica e profissional, números desses por grande áreas e áreas do conhecimento, notas ou conceito da avaliação da Capes, natureza jurídica das instituições de pós-graduação, titulados, proporções de mulheres entre os titulados, idade média na titulação, números de mestres e de doutores empregados, proporção desses na força de trabalho, emprego por setor de atividade, distribuição pelas Regiões e unidades da Federação dos titulados e dos empregados e sua remuneração. Ademais, diversos dados sobre a pós-graduação brasileira são comparados com os de outros países.

Uma seleção dos principais fatos e das mais relevantes tendências reveladas por este estudo é apresentada de forma sintética no Sumário executivo.

O Capítulo 1 – Programas e cursos apresenta a evolução do processo de expansão dos programas de pós-graduação e dos cursos de mestrado e de doutorado no Brasil entre 1996 e 2021 e contém informações sobre características tais como quantidades de programas e de cursos, taxas de crescimento. cursos da modalidade acadêmica e da profissional, natureza jurídica das instituições de pós-graduação, avaliação de sua qualidade e áreas do conhecimento.

O Capítulo 2 – Títulos trata do número de títulos de mestrado e de doutorado concedidos no período 1996-2021, seu crescimento, proporção de titulados por número de habitantes concedidos no Brasil e em outros países, contribuições de instituições federais, estaduais, municipais e particulares, contribuições de instituições públicas e privadas no Brasil e em outros países, idade média na titulação no Brasil e em outros países e sobre sua distribuição por áreas do conhecimento no Brasil e em outros países.

O Capítulo 3 – Emprego analisa o emprego formal de mestres e doutores brasileiros no período 2009-2021, compara a evolução do emprego de mestres e de doutores com a do emprego total, participação de mestres e de doutores na população do Brasil e de outros países, taxa de emprego formal das coortes de tituladas há dois, cinco e dez anos, emprego por grande área do conhecimento, natureza jurídica dos empregadores, emprego por tamanho do estabelecimento empregador, emprego por setor de atividade e ocupações dos empregados.

O Capítulo 4 – Regional trata da distribuição pelas regiões e unidades da Federação brasileiras de cursos, títulos e empregos de mestres e de doutores. A análise dos dados tratados neste capítulo evidencia a ocorrência de um profundo processo de desconcentração regional ocorrido no período 1996-2021.

O Capítulo 5 - Participação de mulheres analisa, como o próprio nome informa, a participação de mulheres entre os titulados em cursos de mestrado e de doutorado e entre os empregados com tais qualificações. São tratadas nesse capítulo variáveis tais como proporções de mulheres entre os titulados no Brasil e em outros países, proporções de mulheres entre os titulados e os empregados nas diversas Regiões e unidades da Federação, diferenças de participação por grandes áreas do conhecimento e diferenças de remuneração média entre mulheres e homens.

O Capítulo 6 – Mestres e doutores acadêmicos e profissionais lida com os títulos e os empregos dos titulados em cursos de mestrado e de doutorado das modalidades acadêmica e profissional. Em breve.

O Capítulo 7 – Remuneração aborda a questão da remuneração de mestres e de doutores examinando em geral e suas diferenças entre os titulados em programas classificados por nota na avaliação da Capes, por áreas do conhecimento, setores de atividade, regiões, unidades da federação, sexo e pelos titulados nas modalidades acadêmica e profissional. Em breve.

O Glossário, apresenta breves definições ou explicações de termos técnicos ou conceitos utilizados no estudo que facilitam e ajudam na correta interpretação dos dados tratados neste estudo.

Com o objetivo de complementar e enriquecer o estudo com análises de temas adicionais, novas seções deverão vir a ser posteriormente adicionadas à página online deste estudo. Os leitores são convidados a voltarem a acessar essa página para terem a oportunidade de tomarem conhecimento das novidades, que aqui deverão ser acrescentadas.

Esse trabalho é fruto de Contrato de Gestão2 do CGEE com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI.

Parceiros

1 Mazzucato, Mariana e Caetano Penna. The Brazilian Innovation System: A Mission-Oriented Policy Proposal.Brasília-DF: CGEE, p. 56, 2016.
2 Este relatório é parte integrante das atividades desenvolvidas pelo CGEE no âmbito do 3º Contrato de Gestão – 2º Termo Aditivo firmado junto ao MCTI.

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