1.2. Programas de pós-graduação por grande área do conhecimento

O gráfico 1.2.1 apresenta a distribuição do número de programas de cada tipo pelas 9 grandes áreas do conhecimento nos anos 2005 e 2021.

Programas de pós-graduação com cursos de mestrado e doutorado acadêmicos correspondiam a mais da metade dos programas de todos os tipos em 2005 e em 2021. Em 2021, havia 2.391 programas com cursos de mestrado e de doutorado acadêmicos, dos quais 409 eram da grande área das Ciências da saúde, 374 das Ciências humanas, 271 das Ciências sociais aplicadas, 269 das Ciências agrárias e 262 da grande área Multidisciplinar. O número de programas do tipo aqui analisado, que pertenciam a essa última grande área, apresentou crescimento excepcional entre 2005 e 2021, quando cresceu de 19 para 262 programas. O número de programas com cursos de mestrado e doutorado acadêmicos das demais grandes áreas no ano de 2021 variou entre 235 e 145.

No ano de 2021, os 1.348 programas, que possuíam apenas cursos de mestrado da modalidade acadêmica, corresponderam a 28,7% do total de programas de pós-graduação existentes. As grandes áreas que tinham o maior número de programas desse tipo eram a Multidisciplinar (288), as Ciências sociais aplicadas (205), as Ciências humanas (198) e as Engenharias (160).

No ano de 2021, havia 811 programas, que possuíam apenas cursos de mestrado da modalidade profissional. Esse número correspondia a 17,3% do total de programas de pós-graduação existentes em 2021. As grandes áreas que tinham o maior número de programas desse tipo eram a Multidisciplinar (218), as Ciências sociais aplicadas (153), as Ciências da saúde (150) e as Ciências humanas (100).

Muito pouco expressivas foram as participações, no ano de 2021, dos programas com apenas cursos de doutorado acadêmico (87), programas com cursos de mestrado e de doutorado profissional (51) e programas só com cursos de doutorado profissional (3).

Gráfico 1.2.1
Número de programas de pós-graduação por grande área do conhecimento, 2005 e 2021

O gráfico 1.2.2 apresenta a distribuição proporcional do número de programas de cada tipo pelas 9 grandes áreas do conhecimento nos anos 2005 e 2021.

Entre os programas de pós-graduação com cursos de mestrado e doutorado acadêmicos, que, como visto, correspondiam a mais da metade dos programas de todos os tipos em 2005 e em 2021, as Ciências da saúde e as Ciências humanas eram as áreas do conhecimento, que tinham os maiores números de programas em 2005 e em 2021. Nesse último ano, 17,1% desse tipo de programas eram das Ciências da saúde e 15,6% das Ciências humanas. Programas das Ciências sociais aplicadas, das Ciências agrárias e da grande área Multidisciplinar correspondiam individualmente a um pouco mais de 11% do total desses programas no ano de 2021. As proporções de programas das Ciências biológicas, Ciências exatas e da terra e Engenharias correspondiam, cada uma delas, a cerca de 9% do total, enquanto a área de Linguística, letras e artes era responsável por 6,1% do total de programas do tipo aqui tratado no ano de 2021.

No caso dos programas apenas com cursos de mestrado acadêmico, que correspondiam a 28,7% do total de programas em 2021, a grande área Multidisciplinar respondia por 21,4% dos programas em 2021. As Ciências sociais aplicadas e as Ciências humanas respondiam por respectivamente 15,2% e 14,7% do total de programas desse tipo em 2021. A área da Linguística, letras e artes e as Ciências biológicas foram responsáveis por respectivamente 4,6% e 4,8% do total de programas que abrigavam apenas cursos de mestrado acadêmico em 2021.

Os programas que possuíam apenas cursos de mestrado profissional apresentaram um crescimento extraordinário no período 2005-2021. O número desses programas em 2021 era mais de 6 vezes superior ao de 2005. Em 2021, 26,9% desses programas eram da grande área Multidisciplinar, 18,9% das Ciências sociais aplicadas, 18,5% das Ciências da saúde. Apenas 2,2% desses programas eram da grande área Ciências biológicas em 2021.

Gráfico 1.2.2
Proporção de programas de pós-graduação por grande área do conhecimento, 2005 e 2021 (%)

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