1.8 Cursos por grande área do conhecimento

O Gráfico 1.8.1 apresenta a evolução do número de cursos de mestrado e doutorado no período 1996-2021 por grande área do conhecimento da classificação da Capes.

Além da expansão praticamente contínua do número de cursos de mestrado e de doutorado de todas as grandes áreas de conhecimento, nota-se um excepcional crescimento do número de cursos da área Multidisciplinar.

Enquanto as taxas de crescimento do número total de cursos de mestrado e de doutorado de todas as áreas do conhecimento foram respectivamente de 288% e 302%, as da área Multidisciplinar foram de 2.363% e 2.745%.

Também se destacaram as taxas de crescimento do número de cursos de mestrado e de doutorado da grande área Ciências sociais aplicadas, com taxas de crescimento de 539% no mestrado e 767% no doutorado.

O número de cursos da grande área das Ciências humanas também apresentou crescimento acima da média, com taxas de 310% no mestrado e de 373% no doutorado.

As grandes áreas do conhecimento que apresentaram maior crescimento no número de cursos de mestrado e de doutorado entre 1996 e 2021 foram a multidisciplinar, a de ciências sociais aplicadas e a de ciências humanas, nessa ordem. As que apresentaram menores taxas de crescimento foram as das ciências exatas e da terra e a de ciências da saúde.

No doutorado, a área de Ciências agrárias também teve crescimento (369%) significativamente superior à média.

As Engenharias apresentaram taxas de crescimento um pouco abaixo da média, 257% no mestrado e 262% no doutorado.

As Ciências exatas e da terra, com crescimentos respectivos de 126% e 147%, assim como as Ciências da saúde (159% e 149%) apresentaram taxas de crescimento no período que se aproximaram da metade da média de todas as áreas.

Os cursos das Ciências biológicas apresentaram taxas de crescimento não muito diferentes (157% e 195%) daquelas apresentadas pelas duas grandes áreas anteriores.

A grande área Linguística, letras e artes apresentou taxa de crescimento mais próxima da média no caso dos cursos de mestrado (250%) e superior à média no caso dos doutorados (308%).

Número de cursos por grande área do conhecimento, 1996-2021

O gráfico 1.8.2 apresenta a proporção do número total de cursos de mestrado e de doutorado que corresponde a cada uma das nove grandes áreas do conhecimento e mostra como essa evoluiu no período 1996-2021.

O crescimento diferenciado do número de cursos das diversas grandes áreas do conhecimento, apresentados no gráfico 1.8.1, provocou significativas mudanças na composição relativa que o número de cursos de mestrado e de doutorado de cada grande área ocupa no número total de cursos, como pode ser verificado no gráfico 1.8.2.

A grande área do conhecimento multidisciplinar apresentou ganho de participação no número total de cursos de mestrado e de doutorado respectivamente de 14,4 e 10,6 pontos percentuais entre 1998 e 2021. A grande área que apresentou o segundo maior aumento de participação foi a das ciências sociais aplicadas. Seus cursos de mestrado e doutorado apresentaram ganhos, respectivamente, de 5,5 e 6,1 pontos percentuais

Cursos de mestrado e de doutorado da grande área das Ciências da saúde eram responsáveis pelas maiores proporções do número total de cursos no ano de 1996, quando correspondiam respectivamente a 23,3% e 28,1% do total. A grande área manteve essa liderança até o ano de 2021, apesar de ter sofrido a maior redução de participação no período 1996-2021. Tais decréscimos foram respectivamente de 7,7 e 10,7 pontos percentuais. Em 2021, cursos de mestrado e de doutorado da grande área das ciências da saúde passaram a representar respectivamente apenas 15,6% e 17,4% do número total de cursos.

Cursos de mestrado e de doutorado da grande área de Ciências exatas e da terra foram que sofreram a segunda maior redução de participação no número total de cursos. A proporção do número de cursos de mestrado, que eram dessa grande área, passou de 12,9% em 1996 para 7,5% em 2021, enquanto no caso do doutorado a proporção passou de 14,4% para 8,9%.

A grande área cuja participação no número de cursos mais cresceu no período foi a Multidisciplinar. Sua participação nos cursos de mestrado passou de 2,7% para 17,1% entre 1996 e 2021, enquanto nos de doutorado a participação passou de 1,7% para 12,4%.

O número de cursos das Ciências sociais aplicadas foi o que apresentou o segundo maior crescimento de todas as áreas. Nos cursos de mestrado sua participação passou de 8,4% para 13,9% e nos de doutorado de 5,2% para 11,3%.

A grande área das Ciências da saúde era a que possuía o maior número de cursos em 1996 e conseguiu manter essa liderança até 2021, apesar de ter sido a que sofreu a maior redução de participação no número de cursos entre aqueles dois anos. Tal redução foi de 7,7 pontos percentuais no número de cursos de mestrado e de 10,7 nos de doutorado. Nas Ciências exatas e da terra essas reduções foram de 5,4 e 5,6 pontos.

Proporção de cursos por grande área do conhecimento, 1996-2021 (%)

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