1.3 Avaliação da qualidade dos programas de pós-graduação

A qualidade dos programas de pós-graduação brasileiros é avaliada periodicamente pela Capes7. O gráfico 1.3.1 apresenta como essa avaliação, expressa por suas notas ou conceito, caracteriza os programas classificados em cada um dos tipos de programas nos anos de 2005 e 2021. O gráfico apresenta especificamente a distribuição proporcional do número de programas de cada tipo pelas 9 grandes áreas do conhecimento nos anos de 2005 e 2021.

Entre os programas com cursos de mestrado e doutorado acadêmicos, no ano de 2021, 7,7% haviam recebido a nota 7 e 12,6% haviam recebido a nota 6 na avaliação anterior da Capes. Essas notas expressam excelência constatada em nível internacional, mas somente são concedidas a programas que oferecem cursos de doutorado. Por isso, nenhum dos demais tipos de programas possuíam qualquer programa com tais notas, com a exceção dos programas com apenas curso de doutorado acadêmico, entre os quais 2,3% eram avaliados com nota 7 e 4,6% com nota 6 no ano de 2021.

Em 2021, 37,2% dos programas com cursos de mestrado e doutorado acadêmicos haviam recebido a nota 5 e 36,8% haviam recebido a nota 4 na avaliação anterior da Capes.

No caso dos programas com apenas curso de mestrado acadêmico, a proporção dos que gozavam de notas 5, 4 e 3, em 2021, foram respectivamente de 0,5%, 10,6% e 69,4%.

A maioria (66,7%) dos programas de mestrado e doutorado profissional, em 2021, tinham nota 4; enquanto a maioria (56,8%) dos programas com apenas cursos de mestrado profissional tinham nota 3, que é a menor nota que programas de mestrado podem ter. Programas de doutorado, que recebem nota inferiores a 4, e programas de mestrado, que recebem notas inferiores a 3, entram em processo de desativação.

7 Ver “Notas e conceito da avaliação da Capes” no Glossário
Gráfico 1.3.1
Proporção de programas de pós-graduação por notas ou conceito da avaliação da Capes, 2005 e 2021 (%)

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