2.7 Títulos e qualidade dos programas

A qualidade dos programas de pós-graduação brasileiros é periódica e sistematicamente avaliada pela Capes, como foi detalhado na seção 1.4 do primeiro capítulo. O gráfico 2.7.1 apresenta a evolução no período 1998-2021 das proporções de títulos de mestrado e de doutorado concedidos pelos programas de acordo com suas avaliações.

As melhores avaliações, isto é, as notas 7 e 6, que são consideradas indicativas de excelência constatada em nível internacional, só podem ser concedidas para programas que possuem doutorado. Muitos cursos de mestrado são, no entanto, vinculados a programas de doutorado que receberam notas 7 ou 6. A proporção de títulos concedidos pelos programas de mestrado mais bem avaliados (nota 7) mais que dobrou entre 1998 e 2021, quando passou de 2,5% para 5,1% do total de títulos. As proporções de títulos de mestrado concedidos por programas de nota 6 e 5, no entanto, caíram fortemente. A proporção de títulos de programas nota 6 caíram de 14,1% para 8,5% do total, enquanto os de nota 5 passaram de 30,9% para 18,3% do total. Entre 1998 e 2021, as proporções dos títulos de mestrado concedidos por programas 3 e 4 aumentaram 9,7 e 5,0 pontos percentuais, respectivamente. A soma das proporções de títulos de mestrado concedidos por programas notas 3 e 4, que representava 49,9% do total de títulos concedidos, em 1998, atingiu 64,7% do total no ano de 2021.

No caso dos títulos de doutorado, também houve elevação da proporção concedida pelos programas avaliados com nota 7, essa proporção passou de 8,0%, em 1998, para 12,2%, em 2021. Tal evolução foi, no entanto, acompanhada de queda significativa nas proporções de titulados de programas de nota 6 e 5, que caíram respectivamente de 25,3% para 18,4% e de 39,2% para 33,8%. A queda das proporções de títulos de doutorado nota 5 e 6 foram principalmente compensadas pela elevação dos títulos de programas nota 4.

As proporções de títulos de mestrado e de doutorado concedidos por programas que receberam a mais elevada avaliação (nota 7) aumentaram entre 1998 e 2021, apesar de terem continuado a manter níveis significativamente reduzidos. No entanto, o rigor da avaliação parece ter sido maior no segundo nível de qualidade, o dos programas nota 6. A proporção de títulos concedidos pelos programas nota 6 perderam muito mais pontos percentuais de participação do que os que foram ganhos pelos programas nota 7.

Proporção de títulos por nota ou conceito da avaliação da Capes, 1998-2021 (%)

© 2024 CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos