5.8 Diferença da remuneração das mulheres por atividade econômica

As diferenças das remunerações das mulheres em relação às dos homens com títulos de mestrado e de doutorado também variam significativamente em função dos setores de atividade econômica nos quais elas ou eles estão empregados. O gráfico 5.8.1 apresenta quais são essas diferenças em cada uma das 5 seções da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, que mais empregam mestres e doutores. Entre as 21 diferentes seções que compõem a CNAE, as 5 representadas no gráfico ocupavam 85,2% dos mestres e 94,9% dos doutores com emprego formal em 202138.

No conjunto de todas as atividades, as mulheres com títulos de mestrado e de doutorado recebiam respectivamente 26,7% e 16,5% menos do que seus pares homens.

Entre os setores de atividade econômica, que mais empregam mestres e doutores, as diferenças de remuneração das mulheres, em 2021, foram maiores na Indústria de transformação e na Administração pública, defesa e seguridade social. A remuneração das mulheres com título de mestrado e de doutorado, que trabalhavam na Indústria de transformação, receberam em média respectivamente 34,5% e 35,1% menos do que os homens com a mesma qualificação. Na Administração pública, as mulheres com títulos de mestrado e de doutorado tiveram remuneração média respectivamente 28,0% e 31,2% menores do que os seus pares homens no ano de 2021.

Na seção Educação, que empregava 37,7% dos mestres e 72,0 dos doutores, em 2021, a diferença na remuneração das mulheres em relação à dos homens era a menor. Nessa seção, as mulheres tinham remuneração 13,6% menor do que os homens no caso dos indivíduos com título de mestrado e 10,6% no caso dos com doutorado.

38 Tabelas M.CNAE.09 e D.CNAE.09.
Mestres e doutores: Diferença entre a remuneração mensal média das mulheres em relação à dos homens nas 5 seções da CNAE que mais empregam mestres e doutores e na média de todas as atividades, 2021(%)

© 2024 CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos